quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Educação Infantil 1º ao 5º ano - Carnaval


PROJETO CARNAVAL
Diretora:
Vice-diretora:
Coordenadora Pedagógica:
Supervisor:
Professoras responsáveis:

PROJETO CARNAVAL


Público alvo: Educação infantil e Ensino fundamental
Período: 19/02/12 a 05/02/2014.

APRESENTAÇÃO
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos, de forma inovadora e educativa.
Desde pequenas, as crianças aprendem muito sobre o mundo,fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares,amigos até mesmo assistindo TV,vídeos ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de conceitos,gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O CARNAVAL” de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.
OBJETIVO GERAL
Levar a criança a interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social,formulando perguntas,imaginando soluções para compreendê-lo  manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos,buscando informações e confrontando ideias. 
Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •   Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  •    Valorizar o folclore brasileiro e suas festas;
  •    Conhecer a história do carnaval e as suas características;
  •   Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
  •   Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
  •   Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  •   Desenvolver o gosto pela leitura;
  •   Trabalhar o raciocínio e a memória;
  •  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  •   Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  •   Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
  •   Estimular o ritmo;
  •   Despertar e educar a atenção e a observação;
  •   Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  •   Possibilitar habilidades com as mãos;
  •   Desenvolver o espírito criador.

CONTEÚDOS
  •   O carnaval
  •   Linguagem oral e escrita
  •   O fazer artístico
  •   Apreciação musical
  •   Expressividade
  •   Equilíbrio e coordenação
  •   Estatística
  •     Número e sistema de numeração.
  •   DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
  •   Efeito de bebidas e drogas

ESTRATÉGIAS
  • Trabalho em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
  •   Pesquisa
  •   Dança
  • Desenho
  •   Pintura
  •   Jogos diversos
  •   Recorte e colagem
  •   Vídeos
  •   CD’s
  •   Máscaras
  •   Oficinas de máscaras e fantasias
  •   Murais informativos

CULMINÂNCIA
De 24/02 à 27/02/2014.
Atividades pedagógicas voltadas para o carnaval nas diferentes regiões.
Pesquisa da História do carnaval nas diferentes regiões.
Pesquisa da alimentação adequada para artista e foliões.
Pesquisa das grandes cidades brasileiras e suas manifestações carnavalescas.
Pesquisa sobre Luiz Gonzaga e sua relação com o carnaval brasileiro.
Cada sala de aula irá confeccionar uma máscara e uma fantasia para o concurso.
Confecções de máscaras individuais – (cada turma)
Confecções de fantasias individuais – (cada Turma)
Confecção e ensaio relativo ao Olodum (cartaz, música e dança)
Confecção e ensaio relativo ao Frevo (cartaz, música e dança).
Cantar marchinha de carnaval - pré-escola
Cartazes sobre (maracatu rural, caboclinhos)
Cartazes (ciranda e o samba de coco, e o galo da madrugada).
Homenagem a Luiz Gonzaga. (pode ser uma criança cantando uma música do Luiz Gonzaga).

28/02/2014
Apresentação – Baile
Apresentação dos cartazes confeccionados por cada turma –
Apresentação da marchinha de carnaval – pré-escola
Apresentação do Olodum
Apresentação do frevo
Desfile de máscaras e fantasia para o concurso – 1 aluno por turma.
Homenagem a Luiz Gonzaga.

AVALIAÇÃO
Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Obs: Escolher o conteúdo de acordo com a relevância para cada turma.

v  LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE:
Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade. Elaboração de textos, paródias, cruzadinhas, Acrósticos, etc. sobre o tema.

v  MATEMÁTICA:
Estatística, Gráficos e Tabelas, Porcentagens com índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.

 CIÊNCIAS:
DST’s, AIDS  – Efeito de bebidas e drogas.

v  ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA:
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países.

v  HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.

  ARTE:
Confeccionar máscaras, fantasias e ornamentação da sala de aula ou mesmo da escola.

v  ENSINO RELIGIOSO
O carnaval, desde sua origem, está relacionado à permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, creditam que é hora de libertar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem consequências. O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

SUGESTÃO DE AULA DURANTE A SEMANA.

Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial

Máscaras

Sugestão de Marchinha de Carnaval - Letra:


Sugestão de Músicas:
ALLAH-LÁ-Ô
Haroldo Lobo-Nássara, 1940

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah

CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça

AURORA
Mário Lago-Roberto Roberti, 1940

Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora

Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963

Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é

Será que ele é bossa nova
Será que ele é maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!
ABRE ALAS
Chiquinha Gonzaga, 1899

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar
A JARDINEIRA
Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938

Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu
Ô BALANCÊ
Braguinha-Alberto Ribeiro, 1936

Ô balancê balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê balancê

Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê balancê

Você foi minha cartilha
Você foi meu ABC
E por isso eu sou a maior maravilha
No balancê balancê

Eu levo a vida pensando
Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando
No balancê balance
LINDA MORENA
Lamartine Babo, 1932

Linda morena, morena
Morena que me faz penar
A lua cheia que tanto brilha
Não brilha tanto quanto o teu olhar

Tu és morena uma ótima pequena
Não há branco que não perca até o juízo
Onde tu passas
Sai às vezes bofetão
Toda gente faz questão
Do teu sorriso

Teu coração é uma espécie de pensão
De pensão familiar à beira-mar
Oh! Moreninha, não alugues tudo não
Deixe ao menos o porão pra eu morar

Por tua causa já se faz revolução
Vai haver transformação na cor da lua
Antigamente a mulata era a rainha
Desta vez, ó moreninha, a taça é tua
MAMÃE EU QUERO
Jararaca-Vicente Paiva, 1936

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Olho as pequenas mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
O TEU CABELO NÃO NEGA
Lamartine Babo-Irmãos Valença, 1931

O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor

Tens um sabor bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata mulatinha meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor

Quem te inventou meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando faz careta
Porque mulata tu não és deste planeta

Quando meu bem vieste à terra
Portugal declarou guerra
A concorrência então foi colossal
Vasco da gama contra o batalhão naval
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959

Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!
SACA-ROLHA
Zé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953)

As águas vão rolar
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
Eu passo mão na saca saca saca rolha
E bebo até me afogar
Deixa as águas rolar

Se a polícia por isso me prender
Mas na última hora me soltar
Eu pego o saca saca saca rolha
Ninguém me agarra ninguém me agarra


Sugestão de Máscaras:

Máscara para carnaval


















Nenhum comentário:

Postar um comentário